8.2.08

O caçador de Pipas - 2007

SINOPSE

FILME DE VÁRIAS POSSIBILIDADES E POUCO ENVOLVIMENTO

Assisti nessa semana que passou a uns dos dramas mais divulgados e esperados do início do ano. Filme baseado no livro homônimo de Khaled Hosseini narra a história de dois meninos que moram em Cabul. Não li o livro, mas os comentários afirmam que a adaptação está fiel a obra, apesar de resumida. Principalmente no trecho onde é narrado o festival das pipas.

Fui ao cinema cheio de expectativas e boas impressões iniciais. Passei o filme inteiro esperando por uma trilha sonora interessante, um cenário apresentado de forma inovadora, um sentimento bem descrito através de um olhar. Mas não acontece!
A cena de estupro não envolve. As humilhações não são sentidas pelo público. O filme passa na tela e quem assiste não vive a emoção e a dor dos meninos.

Avaliação: Quando tiver tempo

Curiosidades
- As filmagens de “O caçador de pipas” foram realizadas na China ocidental, lugar com cenários naturalmente semelhantes aos do Afeganistão.
- Os diálogos da primeira fase, quando os personagens ainda são crianças, são todos em dari, uma das duas principais línguas do país.
- Quatro das crianças que participaram do longa tiveram de deixar o Afeganistão devido a preocupações com segurança, anunciou em dezembro o estúdio.
- O filme teve sua exibição proibida no Afeganistão. "Há cenas que exibem atos de violência sexual que são etnicamente orientadas", explicou o vice-ministro da Cultura Najib Malalai.
- O menino Ahmad Khan Mahmidzada, de 11 anos, interpreta o personagem Hassan pertence ao grupo étnico hazará, o mesmo do personagem fictício. Os hazará têm sido oprimidos e tiranizados ao longo da história afegã.




Um comentário:

cicclops disse...

Oi Anderson, tudo bem?
Primeiramente, parabéns pelo ótimo blog, e principalmente pelas notas que vc envia via e-mail, sensacional.

Então, à respeito do filme, tive uma outra opinião, e irei registrar por aqui:

Não sei te afirmar que o fato da midia ter feito um alarde todo para cima do filme tenha causado alguma frustração, nao apenas em vc, mas em varias pessoas, que assim como vc, se disse decepcionado com o filme, vide Hollywood, mas enfim, o que eu vi foi um filme que mexeu comigo, sem noção. Adorei o filme, confesso que realmente a trilha sonora ficou muito a desejar e a fotografia do filme tb, mas no geral gostei bastante, nao sei dizer se no dia que eu o assisti eu estava muito sentimental, mas todas as vezes que eu escutava o "por vc faria mil vezes" uma lágrima descia, o sentimento de amizade realmente me balançou.

É isso, valeu pelo otimo blog, continue a mandar noticias, forte abraço!

Cicero Matos