16.2.08

'Tropa de Elite' ganha Urso de Ouro no Festival de Berlim


O filme brasileiro Tropa de Elite, de José Padilha, ganhou neste sábado o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim. O diretor recebeu o prêmio máximo do evento das mãos do presidente do júri, o diretor franco-grego Constantin Costa-Gavras.

"É difícil expressar sentimentos em qualquer língua. Costa-Gavras é um herói para todos na América Latina, por todos os filmes que fez", disse o diretor brasileiro.

Tropa de Elite concorria ao Urso de Ouro na mostra competitiva ao lado de filmes como Lake Tahoe, do mexicano Fernando Eimbcke, o alemão Kirschblüten Hanami, de Doris Dörrie, e o chinês Man Jeuk, de Johnnie To.

No último final de semana, o filme foi anunciado nos jornais internacionais como um novo Cidade de Deus. José Padilha chegou a ser citado pela Screen Magazine como o 'dono de um fenômeno cinematográfico'.

Apesar disso, Tropa de Elite dividiu a crítica no festival, sendo apontado como uma obra "fascista" por alguns e outros afirmando tratar-se de um filme "inteligente".

Polêmica semelhante ocorreu no Brasil antes mesmo da estréia, já que uma cópia do longa vazou para o mercado pirata, onde se estima que tenha sido vendido um milhão de cópias.

O roteiro de Tropa de Elite foi escrito pelo diretor José Padilha e por Bráulio Mantovani, do filme Cidade de Deus. O texto é uma ficção ambientada em 1997, quando se preparava uma nova visita do Papa João Paulo 2º ao Brasil.

O protagonista é o capitão Nascimento, interpretado pelo ator Wagner Moura, um policial que acredita no seu trabalho e tem a chance de uma promoção. Para comandar uma operação de "limpeza" de criminosos, Nascimento passa a chefiar a tropa que sobe o morro e fica cara a cara com os traficantes.

Antes de Tropa de Elite, o filme brasileiro Central do Brasil também havia levado o Urso de Ouro e o Urso de Prata de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro, em 1998.



Lista dos vencedores dos prêmios oficiais e dos prêmios de júris independentes:

Urso de Ouro
'Tropa de Elite', de José Padilha

Prêmio Especial do Júri
'Standard Operating Procedure', de Errol Morris (EUA)

Urso de Prata de Melhor Diretor
Paul Thomas Anderson, por 'Sangue Negro' (EUA).

Urso de Prata de Melhor Ator: Reza Najie por 'Avaze Gonjeshk-ha' ('The Song Of Sparrows'), de Majid Majidi.

Urso de Prata de Melhor Atriz:
Sally Hawkins, por 'Happy-Go-Lucky', de Mike Leigh.

- Urso de Prata de Melhor Roteiro:
'Zuo You' ('In Love We Trust'), de Wang Xiao Shuai.

Urso de Prata pela Contribuição Artística:
'Sangue Negro' (EUA).

- Prêmio Alfred Bauer:
'Lake Tahoe', de Fernando Eimbcke (México)

Prêmio da Crítica Internacional FIPRESCI:
'Lake Tahoe', de Fernando Eimbcke (México).

Prêmio Anistia Internacional:
'Sleep Dealer', de Alex Rivera (México-EUA).

Prêmio Geração 14plus:
'Café Com Leite', de Daniel Ribeiro (Brasil).

Nenhum comentário: