24.4.08

C.R.A.Z.Y. - 2005


SINOPSE

IMDB

SUCESSO CANADENSE E MUNDIAL

Do diretor Jean-Marc Vallée. Jean-Marc entra para o seleto grupo de diretores conceituados canadenses como David Cronenberg, Denys Arcand e Guy Maddin após este filme.
O projeto levou dez anos para ficar pronto. O roteiro foi escrito por Vallée e François Boulay, baseado nos diários de Boulay. O argumento também conta com passagens da vida pessoal do diretor. Especialmente as cenas da mãe devota e do pai apaixonado por música. Mesmo tendo sido escrito das experiências da dupla, o contexto será reconhecido por qualquer pessoa pertencente a uma família numerosa. E mesmo com essa premissa o filme não cai no melodrama. A história mistura de forma inteligente o sagrado e o profano, o pessoal e o universal. Interessante que o tema não se concentra na descoberta sexual, mas sim sobre o amor. Os pais não são retratados como vilões, mas como duas almas compassivas e honestas que realmente querem o melhor para seus filhos.
Tudo isso embalado por uma trilha sonora apaixonante com as músicas de Patsy Cline, David Bowie, Pink Floyd, Rolling Stones, Charles Aznavour e The Cure, entre outras feras.

Avaliação: Assista agora

10 razões não óbvias para você assistir
- Padre mandando todos embora;
- Trilha sonora;
- Ferro de passar e as torradas;
- "Uh Uh" na igreja e o vôo do personagem principal;
- O presente de Natal para o Pai;
- Irmão louco e a carona;
- Conversa do pai e da mãe sobre homossexualidade e sexo anal;
- As metas de Zachary Beaulieu;
- A incansável interpretação do pai;
- O cabelo de Zachary.

Curiosidades
- Jean-Marc Vallée levou em torno de 10 anos para concluir o roteiro de C.R.A.Z.Y., que foi baseado nas memórias de infância do co-roteirista François Boulay.
- Adquirir os direitos autorais das músicas de C.R.A.Z.Y. gastou uma parte considerável do orçamento, o que fez com que o diretor e produtor Jean-Marc Vallée diminuísse seu próprio salário.
- Foi o representante canadense para o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2005.

Trailer:

Nenhum comentário: