14.7.08

O Escafandro e a Borboleta - 2007


SINOPSE

SENSÍVEL, INTELIGENTE, EQUILIBRADO

Ao contrário do que alguns críticos comentam, este filme é sim uma obra bem equilibrada. Não é a toa que recebeu algumas premiações (como segue abaixo).
O filme, que é uma adaptação do livro homônimo do jornalista francês Jean-Dominique Bauby, traz uma narrativa clara, dramática, com doses certas de humor e com uma fotografia impecável. Que valoriza o belo e o doloroso de forma envolvente.
Indico o filme.


Premiações
- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro.
- Ganhou o BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado, além de ser indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu 7 indicações ao César, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Mathieu Amalric), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Som.
- Recebeu 4 indicações ao Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.
- Ganhou os prêmios de Melhor Diretor e o Grande Prêmio Técnico, no Festival de Cannes.

Curiosidade
- Inicialmente seria Johnny Depp o intérprete de Jean-Dominique Bauby, mas ele teve que deixar o projeto devido à agenda de filmagens de Piratas do Caribe - No Fim do Mundo (2007).

Nenhum comentário: