19.6.08

AXN Film Festival


O AXN Film Festival é o único festival de curtas-metragens apoiado por um canal de TV por assinatura na América Latina. Desde 2006, o AXN apresenta à sua audiência de mais de 25 milhões de pessoas em toda a América Latina, o talento, a iniciativa e a visão original dos novos expoentes do cinema em nossa região.

Durante duas edições consecutivas, criadores de mais de 20 países da América Latina tem demonstrado sua capacidade e enfoque particular a partir da plataforma criada pelo AXN para premiar o cinema de pequeno formato. Esta iniciativa é acompanhada por um conjunto de reconhecidas figuras do cinema Iberoamericano, que estão comprometidas em avaliar o desempenho desses jovens cineastas como jurados do AXN Film Festival. Algumas das figuras que participaram das edições anteriores do Festival são o mexicano Guillermo Arriaga, escritor de “Amores Perros”, “21 Gramos” e “Babel”, os diretores brasileiros Bruno Barreto e Fernando Meirelles, este último diretor do premiado filme “Cidade de Deus”, o escritor colombiano Fernando Gaitán, criador do fenômeno “Betty A Feia”, e o músico e diretor argentino Fito Páez.

O sucesso e o alcance do Festival na América Latina sugeriram a possibilidade de replicar o conceito em outras regiões onde o sinal do AXN estiver presente, assim como em 2007, quando o sinal do AXN para a Europa Central abriu o concurso para os criadores dentro de suas fronteiras.

A cerimônia de premiação da edição 2007 do AXN Film Festival ocorreu no Rio de Janeiro, a cidade natal da dupla de curtas-metragistas João Caetano Feyer e Fernando Valle, criadores do espetacular curta “Balada Das Duas Mocinhas De Botafogo”, história inspirada num poema de Vinícius de Moraes. Essa noite reuniu na histórica Casa Julieta de Zerpa, no Rio, os mais importantes representantes do cinema brasileiro, numa verdadeira celebração da capacidade criadora desse país, que também obteve o segundo lugar com o curta-metragem “O Lobinho Nunca Mente”, de Ian Samarão Brandão.

Em sua primeira edição em 2006, o festival premiou dois criadores com o primeiro lugar: o colombiano Juan Manuel Ortiz Valenzuela, com seu curta “Boom!” e a brasileira Virginia Jorge, que obteve a estatueta do AXN Film Festival com o filme “No Principio Era o Verbo”.

Porque, onde menos se espera, pode nascer um grande curta, e um grande curta precisa de uma oportunidade, o AXN Film Festival é o único projeto nascido na América Latina para a América Latina.



ACESSE: www.canalaxn.com/AXN/Festival/festival.php

Nenhum comentário: