5.12.07

A escolha de Sofia - 1982

O filme que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Meryl Streep tem um argumento envolvente.
SINOPSE
O filme foi indicado a 4 categorias (Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Adaptado) e é baseado no livro de William Styron.
Streep implorou para que o diretor Alan J. Pakula lhe desse o papel, que a princípio seria de Natalie Wood. Para tal, aprendeu não só o sotaque polonês como a falar alemão.

O filme têm 153 minutos.
A primeira parte fala da vida atual de Sophie (leia a Sinopse acima). O filme é cansativo, chega a ser entediante. A trama parece não ter rumo mostrando dia-a-dia o relacionamento conturbado com o seu marido, personagem do ator Kevin Kline (fazendo o seu primeiro filme).
O filme "começa" aos 50 minutos, aproximadamente, quando ela se aproxima do amigo Stingo, Peter MacNicol, e revela o passado tão conflitante e perturbador nos Campos de Concentração, mais especificamente em Auschwitz-Birkenau. Revelando, assim, a escolha que foi obrigada a fazer e que marcou sua vida. As lembranças, em preto e branco, marcam na fotografia do filme todo o passado obscuro e absurdo perpetrado pelo Nazismo.
Nesse momento Meryl coloca o filme para rodar.

Numa atuação brilhante e realmente merecida do Oscar, Meryl Streep é... Meryl Streep (sim, eu gosto muito muito muito dela).

Você me pergunta: O filme vale a pena?
Eu digo: Sim! não pule capítulos. Eles são necessários para você entender a dimensão que o filme toma e toda a complexidade da vida de Sophie. E o resto, é espanto e maravilha garantida.





Um comentário:

Anônimo disse...

Não assisti "A Escolha de Sofia", mas a escolha de Meryl é sempre uma ótima escolha. É, também gosto muito muito muito dela. That's all.